Menu fechado

Comandos elétricos e suas funções

Saiba tudo sobre comandos elétricos

Compartilhar no Facebook

Saiba tudo sobre comandos elétricos

Compartilhar no Facebook

Para ser um bom eletricista e conseguir os melhores clientes, certamente saber tudo sobre comandos elétricos é muito importante. Assim neste artigo trazemos para você pontos superimportantes sobre elesConfira já!

O que são comandos elétricos?

Os comandos elétricos são processos que acionam as máquinas elétricas através da lógica de contato, ou seja, transformam a energia elétrica em outros tipos de energia. E acionam tanto motores, sistemas de aquecimento, iluminação, etc.

Os comandos elétricos dividem-se em:

  • Módulo de força: encontro das cargas (motores).
  • Módulo de comando: circuito de comandos que aciona o dispositivo de sinalização.

O circuito de cargas pode ser monofásico, bifásico ou trifásico.

Por que os comandos elétricos são importantes?

Os comandos elétricos são importantes para a automação e redução de custos nas indústrias. Hoje em dia todos os processos são automatizados e são os comandos elétricos que certamente fazem com que tudo funcione corretamente. Os comandos elétricos, quando bem executados, por conseqüência fazem com que os processos também sejam muito mais seguros.

Quais são os componentes dos comandos elétricos?

Botoeiras: As botoeiras são as responsáveis por ligar e desligar o circuito. Ademais também são conhecidas como “botão de comando”, permitem diversas configurações.

Posteriormente, para facilitar a visualização e manuseio das botoeiras, cada função apresenta uma cor específica (prevista por normas):

Vermelho: Significa condição anormal; Posteriormente máquina paralisada por dispositivo de proteção ou sobrecarga.

Amarelo: Significa que se deve manter atenção, já que a corrente pode estar chegando ao seu valor limite.

Verde: Significa que está tudo pronto para a partida; Eventualmente não há nenhum problema encontrado.

Branco: Certamente os circuitos estão operando normalmente.

Azul: Todavia qualquer função diferente das anteriores.

Contatores: Podem ser contatores para motores ou auxiliares. De fato os contatores são o principal dispositivo eletromecânico do comando elétrico, utilizado para controlar a passagem de correntes muito altas. Em sua composição existe uma bobina que produz campo magnético a fim de responsabilizar pelo movimento e mudança de estado dos contatos.

Relés: Os relés basicamente são dispositivos elétricos que produzem modificações em circuitos. O relé se configura como um contato que abre e fecha de acordo com alguma configuração.

Fusíveis: Os fusíveis têm a função de proteger o circuito contra curtos. No entanto eles estão presentes nas instalações elétricas de residências.

Quais são as normas que regulamentam os circuitos elétricos?

NR 10: Estabelece medidas preventivas e condições mínimas para que sejam feitas instalações elétricas ou serviços de eletricidade. Estão entre as medidas, a adequação dos materiais utilizados para o serviço de modo que decerto possuam isolamento elétrico, adoção de medidas de proteção coletivas e obrigatoriedade de manter atualizados os esquemas unifilares e instalações.

NR 12: Estabelece requisitos mínimos pra a segurança dos trabalhadores ao passo que define referências técnicas e princípios fundamentais, entre outras.

Como já visto antes, os comandos elétricos são muito importantes em instalações mais simples, como residenciais, e em processos de automação industrial, assim também promovendo um trabalho mais seguro, eficaz e barato. Devido serem regidos por normas, de fato os comandos elétricos funcionam com fiscalização e sob muitas preocupações. Neste artigo você conheceu um pouco mais sobre os comandos elétricos e sua importância; Se o artigo lhe foi útil, que tal compartilhar?

Compartilhar no Facebook

Aprenda a trabalhar com comandos elétricos com cautela e com qualidade. Clique no link abaixo e garanta o seu Curso Online CompletoCURSO DE COMANDOS ELÉTRICOS + Certificado incluso. Com passo a passo e dicas que farão você conquistar muitos clientes bem como lucrar no mercado de trabalho. https://cursodecomandoseletricos.net/?ref=L7194780D

CONHEÇA MAIS CURSOS:
https://joaoabreueng.com.br/cursos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *